Trabalhos realizados
O CJR – Hospital do Norte, sendo inovador e moderno, encontra-se interligado com outras instituições, quer fora, quer dentro de Portugal, com recurso a telemedicina. Ou seja, utilizam a Teleconsulta, a Telemonitorização e o Telediagonóstico.
A Teleconsulta, é uma consulta médica com a presença do paciente que utiliza comunicações interactivas, áudio-visuais e dados, para obter um parecer de outro médico, à distância, efectuando o registo no processo clínico do paciente. Destina-se a todos os pacientes deste Hospital que tenham um alegado médico de família presente no mesmo. Pretende-se assim com este serviço, dar resposta a dúvidas existentes entre médico da mesma instituição, recorrendo a outros especialistas que estejam mais dentro do assunto em particular. Melhorando, de certa forma, o processo clínico do paciente.
Em relação aos equipamentos necessários, este serviço recorre simplesmente a um computador utilizando o skype, onde os computadores interligados por está aplicação têm que ter webcamara integrada e também um sistema telefónico de alta voz para que todos os envolvidos na consulta consigam comunicar.
A Telemonitorização, permite manter em contacto o paciente, o elemento de apoio ao paciente, o familiar, o enfermeiro e o médico, através de dispositivos de medida, equipamentos e redes. Tendo em conta a tendência de envelhecimento da população portuguesa, este serviço destina-se exclusivamente a idosos (+65 anos), na medida em que pretende regular o seu dia-a-dia, notificando assim se houver alguma anomalia.
Como podes observar no gráfico, o índice de renovação da população é notoriamente menor que o índice de envelhecimento. Pelo que a Telemonitorização irá sortir um maior efeito se for aplicada a idosos, de forma a controlar a sua saúde.
Os aquipamentos deste serviço são variados, dependendo da patologia do paciente. Para a Telemonitorização Cardíaca, o paciente