Trabalhos prontos
DCB - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
PROFA. ANDRÉA MIURA DA COSTA
ATIVIDADE PRÁTICA 01: Microscopia I: conhecendo e manuseando o microscópio
1. INTRODUÇÃO:
A palavra microscópio é de origem grega e significa micros, pequeno e scopein, observar, olhar com atenção. O microscópio óptico é um instrumento que tem por objetivo produzir imagens aumentadas de objetos tão pequenos que, ao exame da vista desarmada, não poderiam ser vistos. O microscópio compõe-se de um sistema óptico, as lentes, e de um sistema mecânico para sustentação das mesmas.
2. OBJETIVOS:
Identificar os componentes do microscópio
Correlacionar cada componente do microscópio a sua função
Manusear corretamente o microscópio ótico
Relacionar a imagem formada e os aumentos obtidos com o funcionamento do sistema ótico. 3. ATIVIDADE PRÁTICA A: DESCRIÇÀO DO MICROSCÓPIO:
3.1. PROCEDIMENTO:
• Identifique os componentes do microscópio ótico a partir da descrição a seguir:
• Base ou Pé: suporte do microscópio que dá estabilidade ao mesmo. Peça que sustenta todas as outras.
• Estativo, Corpo ou Braço: peça que liga a base a parte superior do microscópio.
• Platina ou Mesa: dispositivo de forma retangular ou arredondada, disposto paralelamente à direção da base e que se destina a recepção de uma lâmina contendo o material para estudo. No centro da platina existe uma abertura destinada à passagem de luz.
Fixada à platina, encontra-se uma peça denominada “Charriot” cuja função é movimentar a lâmina no plano horizontal, sobre a mesma. Dois parafusos dispostos lateralmente à platina, um sobre o outro, promovem a movimentação do “charriot”. O parafuso mais externo (de menor diâmetro) permite o deslizamento da lâmina da esquerda para a direita e vice-versa. O parafuso de diâmetro maior é responsável pelo movimento da lâmina para frente e para trás. Acoplado ao “charriot” há uma presilha que permite o encaixe e fixação da lâmina.
• Fonte