Trabalhos pedagogia
Henri Paul Hyacynthe Wallon nasceu em Paris França em 1879, e faleceu em 1962, graduou-se em medicina, psicologia e filosofia.
Wallon considerava que não existe uma continuidade serena ao longo do desenvolvimento, mas sim um processo que se desenvolva através de crises e conflitos, que geram crescimento e consequente evolução. Em sua teoria apresenta seis estágios: O estágio da impulsividade motora, onde a criança embora não esteja numa dependência biológica total com a mãe, continua ainda dependente do meio humano a sua volta para a satisfação das suas necessidades básicas; o estágio emocional que se inicia por volta dos dois, três meses atingindo seu apogeu aos seis meses e que se caracteriza pela transformação progressiva das descargas impulsivas sobrepondo-se ao estágio impulsivo; o estagio sensório-motor e projetivo, no qual a criança se liberta do estado de simbiose afetiva com a mãe; o estágio do personalismo que vai dos três aos seis anos onde a criança tem noções do próprio corpo e entendimento do si; o estagio categorial onde há dados relativos à construção do EU e do conhecimento onde tem uma adaptação mais equilibrada ao meio e por fim o estagio da puberdade e da adolescência onde rompe subitamente com o equilíbrio anteriormente adquirido. Neste estagio o adolescente sofre transformações, físicas e psicológicas, e questiona-as originando assim uma crise em que vai refletir sobre seu destino, seu futuro, a razão de existir, o mundo que o rodeia. Essa crise para Wallon tem que ser ultrapassada para gerar o desenvolvimento, onde cada indivíduo é assim determinado pela interação de fatores biológicos e sociais.
Wallon estudou o desenvolvimento infantil onde desenvolveu várias pesquisas na área da neurologia onde propôs um estudo de desenvolvimento infantil contemplando assim o aspecto da afetividade, da motricidade e da inteligência.
Em seus estágios, propõe que o desenvolvimento humano tem momentos