Análise Vertical e horizontal Adm Finan
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
BIGUAÇU
Acadêmico: Alessandro José Borges Pinto
Disciplina: Administração Financeira Docente: Anete Alberton, Dra
Biguaçu
2013.2
Considerando
Os três grupos do Ativo (AC, RLP, Permanente) a empresa priorizou nos três anos os investimentos no Ativo Circulante, nos dois primeiros anos pouco Circulante. O percentual aumentou ao longo dos anos.
Analisando inventário circulante (AC) e não circulantes (RLP e Permanente), verifica-se, no entanto; que o grupo não circulante teve a maior parte dos recursos aplicados nos dois primeiros anos com cerca de 58% e 56% respectivamente (no terceiro ano com 47% dos recursos foram aplicados no não circulante).
Houve aumento de porcentagem de ativo circulante ao longo dos três anos e redução do realizado longo prazo, especialmente no último ano.
A empresa mantêm aplicados cerca de 23% e 24% no ativo permanente.
Considerando os três grupos de contas do passivo total (PC, ELP, PL), verifica-se que boa parte dos recursos é de curto prazo. No primeiro ano mais da metade das aplicações são subsidiadas por capital de terceiros de curto prazo.
Já no segundo e terceiro ano, houve redução desta fonte de recursos (Passivo Circulante).
No primeiro ano praticamente todos os recursos eram de terceiros (98,22%).
Verifica-se uma mudança significativa na forma de captação de recursos do primeiro ano em relação aos demais anos (segundo e terceiro ano).
O Patrimônio Líquido era praticamente inexistente (1,88% = R$ 2.069,00) no primeiro ano, e aumentando significativamente no segundo e terceiro ano (50,68% e 41,67%, respectivamente).
A principal causa foi à redução do exigível longo prazo (ELP).
Análise Horizontal
A empresa vem