Trabalhos monike
GUIA DE ESTUDO - SISTEMA GENITAL
INTRODUÇÃO A diferença entre os sexos é algo tão comum que muitas vezes nunca refletimos os motivos pelos quais elas existem. A partir da puberdade, as diferenças anatômicas entre homens e mulheres são cada vez mais evidentes devido à ação hormonal. Distribuição de tecido adiposo, de pêlos, tom de voz atraem sexualmente o parceiro propiciando a reprodução da espécie. Podemos dizer assim, que a função do sistema genital é produzir hormônios sexuais, responsáveis pela configuração do nosso corpo como homem ou mulher, como também perpetuar a espécie.
1-SISTEMA GENITAL MASCULINO É formado pelos seguintes órgãos e estruturas:
Escroto
Estrutura em forma de bolsa que se localiza na região externa da pelve. É formada por pele enrugada e pêlos. Sua função é abrigar testículos, epidídimos e parte do ducto deferente. Apresenta duas camadas musculares denominadas dartos e cremaster, constituídas por músculo liso. Para que haja adequada produção de espermatozóides a temperatura dos testículos deve estar em 34 graus aproximadamente. Assim estas túnicas contraem mediante ao frio e relaxam no calor objetivando manter esta temperatura.
[pic]
Testículos Principais órgãos do sistema genital são pares, esbranquiçados e em formato ovular. Podem ser considerados glândulas mistas, pois produzem hormônio sexual (função endócrina) e o gameta masculino, os espermatozóides (função exócrina). Localizam-se no interior do escroto. Em sua histologia encontramos os túbulos seminíferos contorcidos formados pelas seguintes células:
- epitélio germinativo: céls espermatogênicas – produzem os espermatozóides;
- céls de Sertoli – sustentação;
- céls de Leydig – denominadas endocrinócitos – secretam testosterona (hormônio sexual masculino).
Epidídimo Duas pequenas estruturas localizadas na porção superior dos testículos têm a função de amadurecer os espermatozóides e armazená-los até o momento da