Trabalhos feitos
Douglas Mc Gregor (1906-1964), foi o criador das teorias administrativas denominadas como Teoria “X” e a Teoria “Y”.
Mc Gregor empregou o termo Teoria X para descrever as premissas principais sobre a natureza humana. Ele sugeriu que os teóricos e gerentes que sustentavam tais descreveriam a prática da administração da seguinte forma:
1. Os gerentes são responsáveis pelas organizações dos elementos dos empreendimentos produtivos – dinheiro, matéria-prima, equipamento, pessoal – unicamente no interesse da eficiência econômica.
2. A função do gerente é motivar os trabalhadores, direcionar seus esforços, controlar suas ações e modificar seu comportamento para atender às exigências da empresa.
3. Sem tal intervenção ativa dos gerentes, as pessoas ficariam passivas ou mesmo resistentes às necessidades organizacionais; os trabalhadores devem ser persuadidos, recompensados e castigados para o bem da empresa.
A Teoria Y é uma versão amena da teoria X, e esta relacionada aos estudos de Hawthorne, pois os pesquisadores de Hawthorne pareciam encarar a satisfação e as relações sociais, principalmente como recompensas para funcionários que acatavam ordens. Sendo também esta teoria uma versão contrária a teoria X, Mc Gregor atribuía a teóricos, investigadores e gerentes adeptos à abordagem das relações humanas, e estes veriam a tarefa gerencial da seguinte forma:
1. Os gerentes são responsáveis pelas organizações dos elementos dos empreendimentos produtivos – dinheiro, matéria-prima, equipamento, pessoal – no interesse dos fins econômicos.
2. Devido ao fato de as pessoas serem motivadas pelo desempenho, possuírem potencial para o desenvolvimento, poderem assumir responsabilidades e estarem dispostas a trabalhar para alcançar metas organizacionais, os gerentes são responsáveis por capacita-las a reconhecer e a desenvolver essas capacidades básicas.
3. A tarefa essencial da administração é organizar condições organizacionais e métodos de