Trabalhos escolares
Felizmente parece que aos poucos, embora não tão rápido quanto deveria, a população mundial começa a ter consciencia da necessidade da preservação do planeta e da importancia da reciclagem de materiais. Sabendo que os sacos plásticos de supermercado demoram de 200 a 500 anos para se decompor no meio ambiente, as sacolas de pano voltam com força total. Ainda bem, porque além de ecologicamente correto, há modelos charmosissimos e que dão um toque especial nas compras. Ainda tem a facilidade de poder levar dobradinha dentro da sua bolsa, e quando for as compras já tem uma sacola charmosa e resistente para trazer tudo muito bem protegidinho!
Tempo para decomposição de alguns materiais:
Fralda descartável: 600 anos
Alumínio: 200 anos
Papéis e Embalagens de Papel: Média 1 a 4 Meses
Pontas de cigarro: 2 anos
Chicletes: 5 anos
Nylon: 30 a 40 anos
Lata: 100 anos
Sacos e copos plásticos: 200 a 450 anos
Latas de alumínio: 100 a 500 anos
Tampas de garrafas: 100 a 500 anos
PLASTICO – Produção e matéria prima
Em química e tecnologia, os plásticos são materiais orgânicos poliméricos sintéticos, de constituição macrocelular, dotada de grande maleabilidade (que apresentam a propriedade de adaptar-se em distintas formas), facilmente transformável mediante o emprego de calor e pressão, e que serve de matéria-prima para a fabricação dos mais variados objetos: vasos, sacola, toalhas, embalagens, cortinas, bijuterias, carrocerias, roupas, sapatos.
A matéria-prima dos plásticos geralmente é o petróleo.[1] Este é formado por uma complexa mistura de compostos. Pelo fato de estes compostos possuírem diferentes temperaturas de ebulição, é possível separá-los através de um processo conhecido como destilação ou craqueamento.
A fração nafta é fornecida para as centrais químicas e petrodoicas, onde passa por uma série de processos, dando origem aos principais monômeros, como, por exemplo, a creolina.
São divididos em dois grupos, de acordo com as suas