Trabalhos - eq
Historicamente, a palavra hindu antecede o hinduísmo como religião; o termo é de origem persa e primeiramente referia-se ao povo que residia no outro lado (do ponto de vista persa) do Sindhu ou rio Indo. Foi utilizado para expressar não somente a etnicidade, mas a religião védica desde o século XV e XVI. Durante o Império Britânico, a utilização do termo tornou-se comum, e eventualmente, a religião dos hindus védicos foi denominada "hinduísmo". Hinduísmo é um termo que designa o conjunto de movimentos culturais surgidos e aceitos na Índia a partir de, aproximadamente, 1.500 a.C. Na verdade, foi meramente uma nova vestimenta para uma cultura que vinha prosperando desde a mais remota Antiguidade.
Ele não pode ser considerado uma religião, como às vezes pensa-se no Ocidente. Trata-se antes de um conjunto de instituições, preceitos éticos, jurídicos, históricos, filosóficos, artísticos e que, consistindo de tradições ora na forma de crônicas, epopéias e lendas, ora na forma de tradições orais, ainda pode revelar princípios antagônicos.
Atualmente a data aceita para a origem do hinduísmo é de 7.000 a.C. com o surgimento e a predominância dos ensinamentos da sabedoria védica, apesar de as escrituras hindus relatarem fatos ocorridos há mais de trezentos mil anos.
Antes desse período, que chamamos de Pré-Védico, a civilização do Vale do Indo estava em franco desenvolvimento, com cidades que continham até 20.000 habitantes, ricas na agricultura, no artesanato e com um comércio relativamente desenvolvido. Isso se deu por volta de sete mil anos a.C.
Por volta de 4.500 a.C., o subcontinente indiano sofreu mudanças climáticas causadas em parte pelo movimento de placas tectônicas no decorrer de vários séculos.
Uma das consequências desses movimentos tectônicos foi a total seca do rio Sarasvatî, quando dois de seus principais afluentes passaram a desaguar no famoso rio Ganges (Gangâ).
Com isso, a população estabelecida nas margens desse rio se