redre
1228 palavras
5 páginas
Elementos de Física 2012/13Trabalho prático: T3
T3: Balança de Jolly
Objetivos
Determinação da aceleração da gravidade.
Determinação da constante elástica da mola da balança de Jolly.
Introdução
Quando se exerce uma força sobre uma mola de comprimento natural (x0), a mola atua no sentido de recuperar novamente o seu comprimento natural, exercendo uma força, Fm , proporcional à deformação X x f x0 , no sentido da posição de equilíbrio. Essa força é traduzida pela Lei de Hooke:
ˆ
F k X i
Eq. 1
onde k é a constante elástica da mola.
b)
a) x0 x1
Figura 1
Ao suspendermos um corpo de massa m numa mola vertical de comprimento natural x0,
(Figura 1a) produz-se nesta um alongamento X= x1 – x0 (Figura 1b). Nesta situação, o sistema atinge uma nova situação de equilíbrio x1, sendo nula a resultante das forças aplicadas ao corpo.
Página 1 de 7
Elementos de Física 2012/13
Trabalho prático: T3
P Fm 0
mg k x1 x0
Eq. 2
Eq. 3
Se o corpo suspenso na mola elástica for ligeiramente deslocado da sua nova posição de equilíbrio, x2, o conjunto realiza um movimento oscilatório com um período de oscilação, T.
A partir das leis da dinâmica1 (ver apêndice) prova-se que no regime de pequenas amplitudes de oscilação, o período T depende da constante elástica da mola, k, e da massa do corpo, m:
T 2
m k Eq. 4
Atendendo a que o corpo oscila em torno da posição de equilíbrio x1, é possível obter uma relação entre o período de oscilação, T, e o alongamento, x1 – x0, utilizando as Eqs. (3) e (4):
T 2
x1 xo g Eq. 5
Preparação do trabalho
a) Represente as forças que atuam no corpo suspenso na respetiva posição de equilíbrio
(Figura 1b).
b) Sabendo que as grandezas físicas que variam durante a experiência são a massa do corpo suspenso, m, o deslocamento x1-x0 e o período de oscilação, T, linearize cada uma da expressões Eq. 4 e Eq.5 com o objetivo de