PROJETO DE CURRÍCULO - MÍDIA E ESPORTE
Projeto apresentado como pré-requisito para aprovação na disciplina Teoria do Currículo do curso de Licenciatura em Educação Física ministrado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob orientação da Profª. Luciane Uberti.
PORTO ALEGRE
2013
1. Tema:
Mídia e esporte
2. Conteúdo:
Corridas de resistência e velocidade na modalidade revezamento e individual do atletismo
3. Referencial teórico:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física – PCNs (1998) caracterizam essa área do conhecimento em uma perspectiva histórica e sociocultural, traçam objetivos, sugerem conteúdos e estabelecem critérios de avaliação. Uma das recomendações dos PCNs diz respeito à organização social das atividades e à atenção para a diversidade, sugerindo favorecer a troca de repertórios e de procedimentos de resolução de problemas de movimento, fazendo uso de variadas formas de organização das atividades (Valentini e Toigo, 2006). Dentro desta perspectiva cabe discutir rapidamente os currículos turísticos, que consiste em um modelo que é trabalhado determinados conteúdos apenas em determinadas épocas do ano. Segundo Santomé (1995) uma forma de não deixar que isso aconteça é trazer temas que não costumam ser abordados para serem trabalhados em todas as disciplinas todos os dias do ano letivo.
“Diferenças entre meninos e meninas também são consideradas nos PCNs. Particularmente em relação às diferenças estabelecidas social e culturalmente, sugere-se a participação integrada dos aprendizes com a finalidade de desencorajar conflitos pautados em estereótipos e preconceitos (Valentini e Toigo, p.98, 2006)“.
Segundo Louro (1998) a concepção de gênero diz respeito aos papéis sociais atribuídos ao feminino e masculino. A escola tem um papel forte com relação a estas questões, a começar quando sugere que “rosa é de menina e azul é de menino“; quando há aula de educação física em turmas