Balanço patrimonial e dre
Sobre o Balanço Social
Com a consolidação do conceito de responsabilidade social empresarial, diversos atores sociais, entre os quais organizações da sociedade civil, empresas e instituições públicas, desenvolveram métodos e padrões para avaliar os desempenhos ambiental, econômico e social das organizações, com o propósito de comtemplar a grande demanda da sociedade por transparência, entendida como elemento fundamental para efetivação do processo de gestão socialmente responsável. Atualmente sabe-se que o balanço social constitui-se na ferramenta que atende tal expectativa.
O balanço social é um levantamento dos principais indicadores de desempenho ambiental, econômico e social da empresa. Ele amplia seu diálogo com os públicos com os quais a empresa se relaciona e esclarece seus objetivos no passado, no presente e no futuro. O balanço social ainda permite que a importância da responsabilidade social seja ampliada na estratégia corporativa, uma vez que reúne, além da avaliação da empresa sobre seu desempenho, as expectativas de seus públicos de interesse.
A publicação do balanço social é fundamental para a vida organizacional, porque além de ampliar o diálogo da empresa com a sociedade, ajuda-a na incorporação de posturas éticas e transparentes, no diagnostico de desafios em médio e longo prazo, na comparação de seu desempenho com o de outras organizações, na avaliação na eficiência de seus investimentos e na integração de seus objetivos ambientais, econômicos e social.
Histórico
O Balanço Social foi criado nos anos 60, nos EUA e na Europa particularmente na França, Alemanha e Inglaterra, com o repudio da população á guerra do Vietnã, a população se revoltou e começou a boicotar as empresas no processo de aquisição de produtos e ações de algumas empresas ligadas ao conflito. A sociedade exigia uma nova postura ética e que as empresas prestassem contas de suas ações e objetivos sociais, pois tais empresas só extraiam os