Trabalhos em geral
Dona Lourdes,
Escrevo esta carta para tranquilizá-la em relação à alimentação que seus filhos recebem na escola. Considero suas dúvidas e preocupações muito importantes e, por isso, farei uma breve descrição do que é o PNAE e o que esse programa de alimentação oferece a todos os alunos da rede pública brasileira.
O PNAE é o “Programa Nacional de Alimentação Escolar”, e tem como objetivo atender às necessidades nutricionais dos estudantes e formar hábitos alimentares saudáveis, durante a permanência destes no ambiente escolar, contribuindo para seu crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar. O Programa Nacional de Alimentação Escolar faz parte de uma política social do governo que busca desenvolver ações que promovam a saúde e o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis na comunidade local e escolar.
Por isso, uma das funções do PNAE é oferecer alimentos adequados, em quantidade e qualidade, que satisfaçam as necessidades nutricionais do aluno no período em que ele permanece na escola.
Com certeza, a senhora já ouviu a expressão “Saco vazio não para em pé”. E isso é realmente verdade. Para aprender, todo aluno deve estar bem alimentado. Esse direito à alimentação escolar é garantido pela Constituição Federal que afirma ‘que a alimentação escolar é dever do Estado e um direito humano e social de toda criança e adolescente que frequenta a educação infantil e o ensino fundamental’ (Art. 208, incisos IV e VII).
Para o Ministério da Educação, o PNAE não só é uma oportunidade de oferecer alimentos que complementem as necessidades nutricionais dos alunos, no período em que estarão na escola, como também é uma oportunidade de contribuir para a melhoria do processo de aprendizagem a respeito dos alimentos e a importância destes na manutenção da saúde. Quer dizer, os alunos aprendem na prática a manter uma alimentação saudável e balanceada.
Para finalizar, devo acalmá-la também a respeito de seu