Trabalhos de mecanica
Hepatite A
Durante a estação mais quente do ano, o número de vítimas do vírus da Hepatite A aumenta muito. Isso porque o perigo se esconde na água. Para que o vírus se instale, basta dar um mergulho no mar e engolir umas gotinhas infectadas de água ou mastigar pedras de gelo feito com água de fonte contaminada.
Transmissão: por via oral, principalmente por meio da água e de alimentos contaminados com o vírus. Trata-se de uma doença altamente transmissível de uma pessoa para outra por saliva, sangue e contato sexual.
Sintomas: náusea, diarreia, vômito, dor nas articulações, escurecimento da urina e amarelamento da pele e da parte branca dos olhos.
Diagnóstico: via exame de sangue específico.
Tratamento: A Hepatite A é considerada benigna, ou seja, em 99% dos casos o fígado se recupera. Por isso, a vacina para essa doença não faz parte do programa de vacinação oferecido pelo Ministério da Saúde. Remédios para náuseas e vômitos são receitados, além de repouso e uma alimentação leve.
Hepatite B
Mais da metade da população mundial já foi contaminada pelo vírus do tipo B e nem imagina. Assim como os outros tipos de Hepatite, este avança sem dar sinais: o vírus pode ficar quietinho por até três décadas.
Transmissão: A Hepatite B é muito transmissível pelo sexo, muito mais contagiosa do que o vírus da Aids. O contato com sangue contaminado também pode infectar.
Sintomas: os sinais são bem raros. Quando eles aparecem o doente costuma apresentar cansaço, moleza, perda de apetite e febre.
Diagnóstico: via exame de sangue específico.
Tratamento: nos postos do Sistema Único de Saúde é possível tomar uma vacina contra esse mal, mas ela está à disposição apenas para pessoas de até 19 anos. Em metade dos casos, a doença se manifesta e desaparece sozinha, sem que o paciente necessite de tratamento. Menos de 5% dos casos evoluem para a forma crônica, que não tem