Trabalhos de filosofia
"O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são."
PROTÁGORAS É UM DIÁLOGO PLATÔNICO QUE OCUPA-SE COM A NATUREZA DA VIRTUDE, DISCUTINDO, BASICAMENTE, SE A VIRTUDE É OU NÃO ENSINÁVEL.
-O texto começa quando o jovem Hipócrates aparece batendo violentamente à porta da casa de Sócrates, exclamando que Protágoras chegara em Atenas. Devido à inquietude do jovem, Sócrates pergunta se o sofista teria o ofendido, e Hipócrates responde: “Sim, pelos deuses, Sócrates; por ser sábio só para si e não me comunicar o que sabe”
-Hipócrates pede a Sócrates, para levá-lo de encontro ao sofista, afim de ser educado pela imensa sabedoria de Protágoras.
-Antes do encontro com o sofista, Sócrates interroga o jovem sobre a natureza do ofício do sofista. Mas o que é um sofista, pergunta Sócrates, afim de identificar se Hipócrates realmente sabe para quem está entregando sua educação. O jovem afirma que o sofista é um homem cheio de sabedoria, que ensina as pessoas a arte de falar bem.O sofista, é definido por Sócrates como um tipo de mercador(a quem você paga), mas que neste caso o que vende é o conhecimento.Chegando até a casa onde Protágoras estava, e no decorrer do diálogo Sócrates descobre que a arte a qual Protágoras faz parte é a arte da política.
-Protágoras conta o mito que Zeus preocupado com o futuro da nossa geração e com medo de que ela viesse a desaparecer mandou que Hermes levasse aos homens Pudor e Justiça, como princípio ordenador das cidades e laço de aproximação entre os homens. Pede para que diferente das demais artes essa fosse repartida igualmente entre todos os homens.
E que o homem incapaz do Pudor e Justiça sofreria a pena capital por ser considerado flagelo da sociedade.
-Protágoras afirma que mais do que o arquiteto, o oleiro, o ferreiro, este algo que faz