Trabalhos de faculdade
A terceirização pode representar uma vantagem competitiva para as organizações, embora exista desvantagens tanto para as empresas, quanto para os trabalhadores. A tabela 2 apresenta tanto as vantagens quanto as desvantagens deste modelo de gestão.
Vantagens Desvantagens
A terceirização ou outsourcing é uma prática que visa a redução de custo e o aumento da qualidade. Pode ser usada em larga escala por grandes corporações e, observada principalmente em empresas de telecomunicações, mineração, indústrias etc.
Apesar das várias vantagens, a Terceirização deve ser praticada com cautela. Uma má gestão de terceirização pode implicar para as empresas um descontrole e desconhecimento de sua mão-de-obra, a contratação involuntária de pessoas inadequadas, perdas financeiras em ações trabalhistas movidas pelos empregados terceirizados, dentre outros problemas.
Vantagens e desvantagens para empresa que terceiriza (a contratante)
Prós
* As empresas não precisam se especializar em atividades que não tem a ver com ser negócio principal. * Se bem elaborada, as empresas podem conseguir uma diminuição dos custos com esses contratos, já que parte dos gastos de manutenção ficam com a terceirizada. * A empresa pode se concentrar em melhorias na sua atividade-fim.
Contras
* Desconhecimento da administração e da filosofia da empresa pelo terceirizado pode atrapalhar. * Muitas vezes há dificuldade para encontrar a empresa parceria ideal. * Sempre existe o risco de não cumprimento de contratos.
Vantagens e desvantagens para a empresa terceirizada (a contratada)
Prós
* Maior mobilização para crescimento da própria empresa, já que não há contrato de exclusividade, a princípio. * Possibilidade de fazer uma gestão independente e diferente da forma como cliente atua.
Contras
* Muitas vezes essas empresas têm uma dependência dos grandes clientes. * Empresa deve arcar com custo de manutenção e dos