Processos de fabricacao
ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA (EST)
DISCIPLINA: MECÂNICA DOS SÓLIDOS
PROFESSOR: EDRY ANTÔNIO GARCIA CISNEROS
MECÂNICA DOS SÓLIDOS I
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTOS TÉCNICOS MECÂNICOS
ALUNOS: Miécio de Oliveira Melquíades
José Carlos Maciel
TURMA: CB4_T09
Manaus 2011
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTOS TÉCNICOS MECÂNICOS
Este trabalho tem por objetivo obtenção de nota parcial na disciplina de mecânica dos Sólidos, para obtenção de no parcia na primeira avaliação segundo semestre de 2011.
Manaus 2011
INTRODUÇÃO
Fabricar é transformar matérias-primas em produtos acabados, por uma variedade de processos. A idéia de fabricar teve início a milhares de anos, quando o homem pré-histórico percebeu que, para sobreviver, precisava de algo mais que pernas e braços para se defender e caçar.
O projeto de estrutura de maquina ou outro qualquer outro elemento é um estudo através do qual a estrutura em si e suas partes componentes são dimensionadas de forma que tenham resistências suficientes para suportar os esforços para as condições de uso a que serão submetidos.
Este processo envolve análise de tensões das partes componentes da estrutura e considerações a respeito das propriedades mecânicas dos materiais.
Com base em um coeficiente de segurança desejável e na análise estrutural chega-se às dimensões dos elementos estruturais.
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTOS TECNICOS MECANICOS
Há muito tempo, mesmo sem conhecimentos técnicos ainda desenvolvidos era feito o uso de mecânica dos sólidos na fabricação das ferramentas mesmo que de uma forma experimental.
Com o passar do tempo a tecnologia foi se desenvolvendo e depois de muitos experimentos, a fabricação de ferramentas deixou de ser unicamente experimental e passou a ser mais técnica, ou seja, já existem padrões e cálculos para projetar o tamanho, o material e o formato