Trabalhos Amigas Ilma
Professora: Maria Ephigênia de A. C. Nogueira
O papel do gestor escolar não se limita a cumprir e fazer cumprir as leis e regulamentos dos trabalhos e transmitir a seus subordinados a estratégia a ser adotada no desenvolvimento das atividades escolares.
O gestor deve ser democrático opinar e propor medidas que visem o aprimoramento no processo de aprendizagem, o sucesso da sua instituição e ser um líder administrativo e pedagógico, visando a valorização e o desenvolvimento de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem.
O gestor deve ter consciência de que sua equipe não limita-se a alunos, professores e demais funcionários internos da escola, pois ela é composta pelos pais dos alunos e por toda a comunidade e deve ser mobilizada para que conjuntamente promovam o objetivo central que é a aprendizagem dos alunos.
A estrutura organizacional da escola envolve a direção, funcionários administrativos, pedagógico e corpo docente.
O projeto político pedagógico é a chave da gestão e propostas junto à comunidade escolar visando ressignificar a prática de atuação. O gestor deve organizar reuniões para que participem sugerindo melhorias quanto a socialização e construção do conhecimento onde este é o centro da atividade pedagógica.
O trabalho pedagógico envolve planejamento através do projeto político-pedagógico, visando identificar e analisar questões e necessidades da escolar e comunidade, visando transformar a prática.
O gestor educacional precisa ter comprometimento quanto a construção de uma gestão democrática tendo como foco o sucesso da aprendizagem visando desenvolver competências, estimular a autonomia dos funcionários, fortalecendo o processo de democratização e autonomia nas escolas, desenvolvendo a participação de todos nesse processo.
O diretor tem a função de liderar e coordenar as todas ações realizadas e a serem realizadas e deve ser capaz de garantir seu sucesso.
O estágio em gestão educacional