FICHAMENTO DO TEXTO TAREFA E SIGNIFICADO DA CRITICA
Tarefa e Significado da Crítica
Argan – Tarefa e significado da critica
FICHAMENTO DO TEXTO TAREFA E SIGNIFICADO DA CRITICA
No primeiro parágrafo o autor retrata que desde a idade moderna a arte sempre foi objeto de analises e avaliações, e eram utilizados desde então terminologias apropriadas, com uma linguagem especifica.
Desde a Antiguidade fora desenvolvida em torno da arte uma vasta literatura de caráter memorialístico, teórico, histórico, biográfico, filosófico e interpretativo.
A partir do século XVIII na época do Iluminismo foi concebida a disciplina critica das Artes e desenvolveu-se em diversos níveis. O alto grau de especialização, fez com que a critica se torna tão importante quanto as próprias artes, de tal forma que as criticas passaram a traduzir as artes e as torna compreensível aos que são leigos no assunto.
No segundo parágrafo o autor ressalta que a critica é uma ponte que vence o vazio que há entre a arte e o público. Dessa forma a arte seria acessível a toda a sociedade. E questiona se as criticas desenvolveriam um papel apenas narrativo das obras de arte, ou um papel em que divulgaria aos poucos consumidores destes produtos.
Outro ponto que o autor questiona é a linguagem utilizada nas criticas, pois se o objetivo é aproximar a arte do público, talvez essas linguagens com termos excessivamente técnicos, pudessem fazer o caminho contrario e ao invés de facilitar, complicaria a compreensão.
No terceiro parágrafo o autor conta como as obras de arte tentam sobreviver meio à revolução industrial, com a produção em série. A arte passou a ter função estética, e suas produções passaram a ser mais restritas e as criticas voltaram-se para analisar sua originalidade e a identidade de cada obra.