trabalhos agronomia
DE PLANTIO DIRETO
Ibanor Anghinoni1 Roberto Luiz Salet2
A CALAGEM E OS SISTEMAS DE MANEJO
A s recomendações de calagem objetivam a eliminação da acidez do solo, o que, aliadas a outras práticas de fertilidade e manejo, têm a função de elevar a capacidade produtiva do solo (Wiethölter, 2000). As quantidades dos corretivos da acidez do solo são determinadas por diferentes metodologias e visam o retorno eco-nômico das culturas a médio prazo. A calagem é uma prática que envolve sistemas de culturas, priorizando a cultura mais sensível à acidez do solo.
Os programas de recomendações de calagem atualmente em uso no Brasil foram elaborados dentro das técnicas convencionais de preparo e cultivo do solo e incorporam a tecnologia gerada pela pesquisa da área de fertilidade e química do solo. O manejo da calagem nesse sistema é facilitado, uma vez que o solo é mobilizado antes de cada cultivo. A eficiência do calcário depende da área superficial de contato com o solo e do tempo de reação, devido à sua baixa solubilidade. Dessa forma, a sua eficiência está diretamente relacionada com a granulometria, com a uniformidade de aplicação e incorporação ao solo e com a antecedência de aplicação em relação aos períodos de demanda pelas culturas.
Devido às alterações que ocorrem no solo submetido ao sistema plantio direto, as recomendações de calagem devem sofrer ajustes e/ou alterações. No entanto, o critério e as recomendações de calagem para o estabelecimento do sistema plantio direto ainda permanecem os mesmos indicados para o sistema convencional: corrigir a acidez elevando o pH da camada arável (0-20 cm), com incorporação do calcário através das operações de preparo do solo. Os questionamentos surgem também por ocasião da reaplicação do calcário no sistema plantio direto consolidado, quando a acidez do solo estiver limitando os rendimentos das culturas. Uma das questões diz respeito ao critério de tomada de decisão e ao