Trabalhos academicos
Filme: O Nome da Rosa
Dirigido por: Jean-Jacques Annaud, em 1986.
Personagens Principais: William de Baskerville (Sean Connery), Adso von Melk (Christian Slater), Bernardo Gui (F. Murray Abraham), Garota (Valentina Vargas), Abade ( Michael Lonsdale).
Síntese
A história é baseada no período da Baixa Idade média, num mosteiro na Itália. Nesse local, os existem alguns monges trabalhavam na transliteração dos livros gregos para a língua vernácula. Existia um mistério no local porque estava ocorrendo várias mortes na biblioteca. Então, a própria instituição (mosteiro) explica que a razão de isso acontecer é que existe um demônio lá, porém, William de Baskeville e seu noviço Adso chegam ao mosteiro para investigar os crimes e no decorrer do filme e descobrem que isso estava acontecendo devido um livro de Aristóteles que causava riso, algo que a igreja católica era contra. Depois que as vítimas manuseavam o livro, elas ficavam com os dedos e a língua roxos. O acesso a este livro era restrito porque era contra a doutrina cristã, pois a comédia não era vista com bons olhos.
Principais Partes do filme
1. Quando William e seu parceiro Adso chegam no mosteiro, passam por um ritual de lavar as mãos, representando assim não apenas um ritual de purificação religiosa, mas que se limpem do que trazem de fora e iniciem uma jornada a partir dali.
2. A própria instituição (mosteiro) cria o demônio como explicação, para que seus fiéis seguidores não possam olhar as questões implícitas.
3. Quando William descobre que há uma biblioteca escondida dentro do mosteiro e que o livro é a causa das mortes.
4. William vai até a biblioteca mais uma vez à procura do livro, como prova de que as mortes foram provocadas por humanos e não demônios. O caminho da biblioteca é marcado por diversos crânios humanos empilhados.