Contabilidade Atuarial
Ciências Contábeis
Curso de Ciências Contábeis
Contabilidade e Orçamento Público
Serie: 6º Semestre
Professor Ead: MSc. Luiz Manuel Palmeira
Professor presencial:
Alunos:
Sumário
1
Introdução
03
2
Historia do Seguro no Brasil
04
3
Seguro
05
4
Cosseguro, Resseguro, Retrocessão
07
5
Previdência privada
08
6
Modelos Tributários
09
7
Bibliografia
11
8
Introdução
Uma das necessidades primordiais do ser humano é se sentir seguro no ambiente em que vivem, todos queremos assegurar que o patrimônio, o futuro de um ente querido ou ainda nosso próprio futuro esteja assegurado de eventuais acontecimentos que porventura possam ocorrer. Para isso, a contratação de um seguro é uma excelente garantia, independente da despesa financeira que um seguro possa ter a garantia de um ressarcimento financeiro futuro dá uma sensação de alivio para desenvolver as atividades cotidianas.
Relataremos no trabalha abaixo as modalidades e finalidades que cada seguro pode ofereces a um cidadão ou mesmo uma instituição, pois independente de qual seja o objeto fim, o seguro não tem propriamente a intenção de trazer o bem perdido, mas sim de oferecer uma compensação financeira para que o segurado possa ter o impacto emocional ou financeiro amortecido.
Historia do Seguro no Brasil
No ano de 1808, quando houve a abertura dos portos, com o desenvolvimento do comercio marítimo surgiu à necessidade de assegurar as cargas que eram comercializadas no Brasil, daí criou-se a Companhia de Seguros Boa-Fé que ainda era regulada pelas leis portuguesas. Com a promulgação do Código Comercial Brasileiro, em 1850, é que o seguro marítimo foi estudado e regulado em todos os seus aspectos.
Após o surgimento do Código Comercial, que