Trabalhoo
Aluno Bruno
Professora:Yara
SÉRIE:1° ANO
Data:31/08/10
Taguatinga 2010
Ópera é um gênero artístico que consiste num drama encenado com música.
O drama é apresentado utilizando os elementos típicos do teatro, tais como cenografia, vestuários e atuação. No entanto, a letra da ópera (conhecida como libreto) é cantada em lugar de ser falada. Os cantores são acompanhados por um grupo musical, que em algumas óperas pode ser uma orquestra sinfônica completa.
Os cantores e seus personagens são classificados de acordo com seus timbres vocais. Os cantores masculinos classificam-se em baixo, baixo-barítono (ou baixo-cantor), barítono, tenor e contrateno. As cantoras femininas classificam-se em contralto, mezzo-soprano e soprano. Cada uma destas classificações tem subdivisões, como por exemplo: um barítono pode ser um barítono lírico, um barítono de caráter ou um barítono bufo, os quais associam a voz do cantor com os personagens mais apropriados para a qualidade e o timbre de sua voz.
ESTRUTURA
Uma definição usual, extremamente resumida, de ópera é que se trata de teatro cantado. Portanto, ela tem os aspectos tanto de teatro como de música vocal. Estruturalmente, isso é notado. Óperas são divididas, como peças de teatro, em grandes partes denominadas atos, que por sua parte são divididas em partes menores chamadas cenas.
A ópera inteira é precedida por um grande prelúdio orquestral, denominado abertura (ou mesmo prelúdio). Algumas aberturas apresentam alguns temas principais da obra, sendo uma espécie de "resumo da ópera". Outras servem apenas como chamariz para o público, como que avisando a todos do início da ópera. Da mesma maneira, cada um dos atos geralmente (mas nem sempre) é precedido por um breve prelúdio orquestral.
As cenas são, normalmente, compostas de números entremeadas de recitativos. Os recitativos são o recheio necessário à costura dramática da ópera, mas não têm maiores funções musicais. O que atrai realmente o