Trabalho1
FACULDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS
ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO
Aluno: Aline Santos do Nascimento
RA: 3715657798
Série: 2º A
GUARULHOS
2012
ALINE SANTOS DO NASCIMENTO
O Indivíduo e a Sociedade
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Ciências Sociais Ambiente como parte de avaliação referente ao 1º bimestre.
Profesora Tutora: Adriana Villanova de Almeida
Guarulhos, 21 outubro de 2012
Introdução
A formação da sociedade baseia-se nos desejos e necessidades dos seus indivíduos, em uma relação de colaboração entre eles, assim como um dos seus principais agentes, a família e a escola que contribuem para o processo de socialização. A nossa vida está ligada à vida em sociedade, O que podemos observar é que deste modo as pessoas nascem dentro de um grupo social e este constituirá o indivíduo com os mesmos traços sociais compartilhados por outros membros, e que assim, o farão ser aceito dentro do grupo social a que pertence.
“Se não me submeto às convenções mundanas; se, ao me vestir, não levo em consideração os usos seguidos em meu país e na minha classe, o riso que provoco, o afastamento em que os outros me conservam, produzem os mesmos efeitos de uma pena propriamente dita. (...) Não sou obrigado a falar o mesmo idioma que meus compatriotas, nem empregar as moedas legais; mas é impossível agir de outra maneira. (...) Se sou industrial, nada me proíbe de trabalhar utilizando processos e técnicas do século passado; mas, se o fizer, terei a ruína como resultado inevitável.” (DURKHEIM)
O indivíduo e a sociedade
Em uma sociedade, o processo de socialização inicia-se a partir do nascimento de uma nova vida; as crianças são marcadas pela transformação dos modos de vida de seus pais, a família possui grande influência nesse processo, o que poderá determinar o seu comportamento futuro, o modo