Trabalho1 BeatrizTeixeira
1212 palavras
5 páginas
Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroRio de Janeiro, 20 de Abril de 2015.
Disciplina: Geoprocessamento Ambiental – Trabalho n° 01
Aluna: Beatriz Quintanilha Teixeira
Curso: Bacharelado em Ciências Ambientais
1°) Comparar as linhas do tempo do SIG no mundo e no Brasil, destacando as semelhanças e diferenças.
A introdução do SIG no Brasil partiu do ponto em que Jorge Xavier da Silva desenvolveu um sistema de análises geo-ambientais nomeado SAGA e também pelo desenvolvimento de um sistema voltado para a automação de processos cartográficos.
Estes eventos ocorreram mais ou menos vinte anos após o desenvolvimento do
MIMO por Waldo Tobler, que consistiu no primeiro modelo SIG que combinava computador e mapeamento.
Enquanto o SIG era introduzido no Brasil, paralelamente era lançado o software de
SIG comercial e o GPS operacional. Observa-se que os avanços foram consecutivos com o desenvolvimento do GRASS e a formação da MapInfo, e posteriormente aqui no Brasil, com a criação de um sistema de tratamento de imagens e do sistema geográfico de informações.
No ano de criação do Vista SAGA, que passou a rodar em PC/Windows, o SIG ampliou-se gradativamente e atingiu milhões de usuários. Um fato observado é que o
Brasil acompanhou a evolução do SIG no mundo, contribuindo nos diversos processos de evolução, desenvolvendo melhorias e implantando novas tecnologias.
Dando continuidade a implantação do SIG, iniciou-se o VICON paralelamente ao lançamento da aplicação SIG do globo virtual em 3D, o Google Earth. Subentende-se que a criação de novas ferramentas foi possível uma vez que as tecnologias fundiramse, formando um elo entre todos os desenvolvimentos e aplicações do SIG em diversos setores, com várias finalidades.
O avanço da tecnologia tornou possível a consolidação da geovisualização, deixando claro que o processo evolutivo não está inerte. Qualquer tipo de conhecimento para a geração de novas tecnologias está diretamente ligado a necessidade e a praticidade de
seus