Trabalho
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
IVETE RITA UIME ANDRÉ
Professor: Paulo Jair Vioto
Disciplina: Mercado de Capitais
LINS/SP
2012
TIPOS DE INVESTIMENTOS
Caderneta de poupança.
O investidor receberá mensalmente o valor dos juros (0,5% ao mês) além da correção pela Taxa Referencial, a TR, que é divulgada pelo Banco Central. Os rendimentos devem ser resgatados na data de aniversário da aplicação e são isentos de imposto de renda. Além disso, o investidor está garantido em até R$ 60.000,00 dentro das regras do Fundo Garantidor de Crédito. Certificado de Depósito Bancário (CDB)
O CDB é um título emitido pelos bancos que vão utilizar o dinheiro captado para realizar financiamentos para as empresas, como um capital de giro que ajudará essas empresas na compra de matéria prima para produção e no pagamento dos salários dos colaboradores. Os bancos também utilizam o dinheiro do CDB para financiar carros ou empréstimos pessoais de seus clientes. Ao final da aplicação em CDB, o investidor receberá o valor aplicado, além dos juros ou correção. Ao investir em CDB podemos escolher uma renda prefixada, ou seja, sabemos antecipadamente quanto vamos receber no futuro, ou uma renda pós-fixada, quando escolhemos algum tipo de correção monetária como IGPM ou IPCA, além dos juros. Os rendimentos serão tributados na fonte e devem ser resgatados na data combinada com o banco que emitiu o título. Assim como na caderneta de poupança, o investidor está garantido em até R$ 60.000,00 dentro das regras do Fundo Garantidor de Crédito.
FUNDO DE INVESTIMENTOS
Um fundo de investimento é uma forma de aplicação financeira, formada pela união de vários investidores que se juntam para a realização de um investimento financeiro, organizada sob a forma de pessoa jurídica, tal qual um condomínio, visando um determinado objetivo ou retorno esperado, dividindo as receitas