Trabalho
PRESSÃO DE GASES
Rafaela Campos Portilho
Sthefany Oliveira
Introdução
Nesse trabalho iremos falar sobre a pressão dos gases.Iremos abordar os fatores que influenciam e como se variam.Vamos falar também dos números de corpúsculos de gás no interior de um recipiente , da temperatura e do volume
Como varia a pressão de um gás? * Pressão de um gás: A defenição de pressão é a força exercida por unidade de área.
Como os corpúsculos nos gases têm grande liberdade de movimento, chocam constantemente com as paredes do recipiente em que se encontram. Quanto maior for a intensidade e o número de choques entre os corpúsculos e as paredes do recipiente, maior a pressão a que o gás se encontra.
Fatores que influenciam a pressão de um gás:
* Nº de corpúsculos de gás no interior do recipiente. * Temperatura do gás. * Volume do recipiente.
Número de corpúsculos de gás no interior de um recipiente:
Quando se aumenta significativamente o nº de corpúscuos no interior de um gás num dado recipiente, mantendo constante a temperatura e o volume do recipiente, a pressão do gás no interior do recipiente aumenta, podendo levar a uma ruptura do mesmo.
A situação pode ser comparada ao que acontece ao um balão que já se encontra no limite da sua capacidade. Com a entrada de mais corpúsculos este rebenta.
Temperatura do gás:
Quando se aumenta significativamente a temperatura de um gás, mantendo constante o número de corpúsculos e o volume do recipiente, a pressão do gás no interior do recipiente aumenta, podendo levar a uma ruptura do mesmo.
É o que acontece com as garrafas de gás expostas a temperaturas elevadas. Neste caso a situação é muito grave pelo facto de o gás contido na garrafa ser inflamável.
Volume do gás: Quando se comprime demasiadoe um gás, mantendo constante o número de