Trabalho
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
Objetivos: * expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância; * construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais; * aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; * aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica; * melhorar a qualidade do ensino médio.
O que é a Bolsa-Formação?
A Bolsa-Formação oferecerá vagas gratuitas de Educação Profissional e Tecnológica. Terá duas modalidades: a Bolsa-Formação Trabalhador, que oferecerá cursos de Formação Inicial e Continuada (cursos de curta duração, com 160 horas-aula ou mais) para beneficiários do seguro-desemprego e dos programas de inclusão produtiva do Governo Federal; e a Bolsa-Formação Estudante, que oferecerá cursos técnicos (de maior duração, pelo menos 800 horas-aula) para estudantes das redes públicas.
Bolsa-Formação Estudante é destinada ao estudante regularmente matriculado no ensino médio público propedêutico, para cursos de formação profissional técnica de nível médio a partir de 800 horas, na modalidade concomitante. (Catálogo Nacional de Cursos Técnicos).
Bolsa-Formação PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
- Em ambos os casos os estudantes terão direito a cursos gratuitos e de qualidade, a alimentação, transporte e todos os materiais necessários que possibilitarão a posterior inserção profissional.
8.1 A remuneração aos profissionais que atuarão nos cursos do PRONATEC