Trabalho
CARLOS RODRIGUES
MERCOSUL
SUZANO
2013
CARLOS RODRIGUES
MERCOSUL
SUZANO
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Este trabalho analisa as perspectivas para a cooperação monetária e financeira no MERCOSUL, considerando uma comparação entre o assim chamado novo-desenvolvimentismo e a visão que sugere que os países em desenvolvimento deveriam aprofundar a cooperação regional de modo a acelerar a industrialização e as transformações estruturais, bem como reduzir as vulnerabilidades externas. Destacando que em um ambiente internacional de globalização financeira, caracterizada por ciclos, a cooperação monetária e financeira regional pode ser uma estratégia alternativa para se lidar com a ausência de reformas mais profundas nos governos globais.
O QUE É MERCOSUL ?
Na década de 40 foi criada a CEPAL- Comissão Econômica para a América Latina, mas foi na década de 60 que ocorreu a primeira tentativa de criação de Mercado Comum Latino Americano, com a assinatura do tratado de Montevidéu, quando surgiu a ALALC (Associação Latino Americana de Livre Comércio).
O Tratado que instituiu a ALALC, porém, ficou superado, pois faltavam instrumentos adequados para concretizar a integração.
No ano de 1980 foi criada a ALADI (Associação Latino Americana de Integração), através do tratado de Montevidéu, que substituiria a extinta ALALC. O marco fundamental deste processo de integração foi a Ata de Iguaçu, assinada pelo Brasil e Argentina em Novembro de 1985. Nesta época, era José Sarney o Presidente do Brasil e Raul Alfonsín da Argentina. O objetivo dessa iniciativa era aumentar as relações comerciais através da complementação industrial e da cooperação tecnológica. Em Setembro de 1990 foi apresentado as delegações do Uruguai e