Trabalho
Características do PA:
É disparado toda vez que o potencial gerador atinge um valor específico (limiar de disparo de PA )
É dependente da abertura de canais de Na+ e K+ do tipo controlados por comportas e dependentes de voltagem
Obedece a lei do ‘tudo ou nada’
É produzido no cone de implantação
Não perde amplitude conforme se propaga
Não varia em função da velocidade do estímulo
Apresenta um período refratário
1 - Estágio de repouso: representa o valor do potencial da membrana. A membrana da célula não foi excitada. O valor para o potencial de repouso da membrana é Erepouso = - 90mV.
2 - Estágio da despolarização: através de canais possuidores de comportas, ocorre súbita permeabilidade da membrana ao sódio, que ingressa rapidamente e eleva o potencial da célula. O potencial, que estava em um valor de - 90mV, é direcionado para valores positivos. Ao ultrapassar o valor de zero mV, diz-se que ocorre o "overshoot".
3 - Estágio de repolarização: os canais de sódio começam a se fechar e os de potássio se abrem. Ocorre rápida difusão dos íons potássio para o exterior, o que derruba o potencial para valores negativos até a célula retornar para o seu potencial de repouso padrão. A hiperpolarização ou "undershoot" é quando ocorre uma repolarização muito forte, e o valor do potencial, neste instante específico, chega a ser menor do que o valor do potencial de repouso da membrana.
Existe, ainda, os chamados períodos refratários. É dito que, quando a membrana é incapaz de gerar um segundo potencial de ação, ela está em período refratário.
Período refratário absoluto: é um estado não-responsivo da célula. Por maior que seja