Trabalho
O atual cenário em que as empresas atuam vem a um longo períodos exigindo mais profissionalismo por parte dos gestores e empresários, o ambiente empresarial e mercadológico vem se tornando cada vez mais competitivo e de concorrência acirrada pela conquista de clientes.
Para que a empresa atenda seu mercado com qualidade e eficiência e com custos reduzidos, ela precisa otimizar a produção, especializando e treinando a mão de obra, um líder carismático não é mais suficiente, é preciso organizar e gerenciar processos e ainda manter seus colaboradores motivados.
Avaliando a empresa do estudo de caso, a confecção de camisas masculinas, com demanda crescente mas incapaz de atende-la pela falta organização seus processos e métodos. Deixando a cargo dos funcionários a solução dos problemas de produção o que prejudica o atendimento dos pedidos. Tornando necessário utilizar um modelo organizacional para balizar sua atuação no mercado, incorporando um modelo, com o mínimo de burocracia, ou seja, racional
As empresas precisam adequar os meios aos objetivos pretendidos, garantindo a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos, predominando normas impessoais e racionalidade na escolha dos meios e dos fins (CHIAVENATO, 2006).
Utilizando o modelo burocrático como referência, inicialmente a fabrica de camisas precisa abandonar a autoridade tradicional e carismática de empresa familiar a adotar um modelo de autoridade racional baseada em normas e leis regulamentada por procedimentos formais e escritos, cada integrante da empresa deve ter direitos e deveres de acordo com sua posição dentro da hierarquia.
Normas e procedimentos levam a organização racional e divisão do trabalho, adequando aos objetivos a serem atingidos. Em decorrência, cada participante sabe claramente quais são suas atribuições, a tarefa que lhe compete, qual o sua capacidade de comando sobre os demais colaboradores, e principalmente quais são os limites de suas tarefas, seus direitos e