Trabalho
Terminada a Primeira Guerra Mundial, a China continuava sob o domínio europeu. A situação fez com que surgisse o movimento "4 de maio" (1919), promovido por estudantes contra os tratados de paz assinados em Paris. O episódio marcou o início de uma revolução nacionalista, com amplo apoio popular. Nessa nova conjutura, Sun Yat-sen retornou ao poder e tomou medidas decisivas para o país: estabeleceu sólida aliança com os comunistas e celebrou acordo com a URSS, dando início, com a ajuda de Moscou, a uma vitoriosa campanha contra os chefes provinciais, considerados um obstáculo à construção de um Estado nacional chinês. O rumo da política chinesa, porém, mudou com a morte de Sun Yat-sen em 1925. Seu substituto, Chang Hai-Chek, decretou a ilegalidade do Partido Comunista e reprimiu com violência as organizações operárias. Nessa época, os comunistas foram duramente perseguidos nas cidades e se transferiram para o campo. Distantes do foco da repressão políticca, receberam o apoio de camponeses e militares contrários aos regime. Sob a liderança de Mao Tse-tung, esse grupo constituiu o Exército Vermelho.
Mao Tse Tung
Mao Tse Tung foi um estadista chinês, nasceu na cidade de Hunan, em 1893, nasceu no seio de uma família de trabalhadores rurais. Onde viveu sua infância a educação escolar só era considerada útil na medida em que pudesse ser aplicada a tarefas como levar registros e a outras próprias à produção agrícola. Assim sendo, Mao Tse Tungabandonou os estudos ao treze anos para dedicar-se totalmente ao trabalho na granja da família.
Contudo, o jovem Mao deixou a casa paterna e entrou na escola de magistério em Changshga, onde teve seus primeiros contatos com o pensamento ocidental. Mais tarde, alistou-se no exército nacionalista, onde serviu durante meio ano e, em seguida, voltou a Changsha e foi nomeado diretor de uma escola primária. Tempos depois, trabalhou na universidade de Pequim como bibliotecário auxiliar e leu, entre