Trabalho
Recursos é tudo o que gera ou tem capacidade de gerar riqueza na empresa, sendo que as empresas têm a sua disposição cinco tipos de recursos, sendo eles materiais, patrimoniais, de capital, humano e tecnológico. Recursos materiais “são os itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações do dia-a-dia, na elaboração de seu produto final ou na execução do objetivo social”, ou seja, são todos os meios físicos e concretos da organização.
Recursos patrimoniais “são instalações, utilizadas nas operações do dia-a-dia da empresa, mas que são adquiridos esporadicamente”. Por exemplo, prédios, equipamentos, terremos etc.
Recursos de capital “sob a forma de numerário, é o recurso mais facilmente reconhecido, por sua característica de liquidez, que faz com que ele possa ser utilizado inclusive na aquisição de outros produtos”, ou seja, são os recursos que a empresa tem a sua disposição.
Recursos humanos constituem toda forma de atividades humana dentro da empresa, pois com seu conhecimento geram novas ideias, que são transformadas em novos produtos, novos métodos de trabalhos entre outros.
Recursos tecnológicos “é o corpo de conhecimento com o qual a empresa conta para produzir produtos ou serviços”. Martins (2009, pg.6).
4. Gestão de Recursos/ Administração de materiais
A administração de materiais tem a função de assegurar o abastecimento continuo dos itens da empresa para que não deixe faltar nenhum material, é destinada a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições.
A administração de recursos “é em grande parte baseada em técnicas que integram os elementos de tecnologia de manufatura e otimizam a utilização de pessoas, matérias, instalações e equipamentos” Martins (2009,pg. 67) , ou seja, é o material necessário para o processo de produção.
E a Administração de Recursos Materiais tem inicio na identificação do fornecedor, na