Trabalho
A AIDS é uma doença causada pelo vírus HIV, que ataca as células responsáveis pela defesa do organismo, deixando a pessoa mais vulnerável a doenças oportunistas. A aids não tem cura, mas tem tratamento. A pessoa pode ter o vírus HIV e não saber, por que os sintomas demoram a aparecer. Mas para isso é preciso tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendações médicas.
Principais sintomas da AIDSOs principais sintomas da AIDS surgem, em média, após 10 anos da contaminação. São eles: Febre persistente; Tosse seca prolongada; Suor noturno; Edema dos gânglios linfáticos por mais de 3 meses; Cefaleia; Dor articular ou muscular; Cansaço ou perda de energia; Rápido emagrecimento. Perder 10% do peso corporal em um mês, sem dieta; Candidíase oral ou genital persistente; Diarreia por mais de 1 mês; Manchas avermelhadas ou pequenas erupções na pele.
Formas de contágio da AIDS Relação sexual sem preservativo com indivíduo contaminado com o vírus HIV; De mãe para filho, através da gravidez, parto ou amamentação; Partilha de seringas; Contato direto de uma ferida com o sangue ou outras secreções de um indivíduo contaminado.
Tratamento da AIDSO tratamento da AIDS é feito com um coquetel de medicamentos, que fortalecem o sistema imune e combatem o vírus ao mesmo tempo. O coquetel, assim como todos os exames, são fornecidos gratuitamente pelo governo. Alguns exemplos de medicamentos contra a AIDS são: Etravirina, Tipranavir, Tenofovir, Lamivudina e Efavirenz.
Acompanhamento psicológico, nutricional e a prática regular de atividade física também são importantes durante o tratamento.
É importante que o indivíduo siga o tratamento corretamente, para travar a evolução da doença e ajudar a controlar a epidemia de AIDS no mundo. Hepatite B A hepatite é uma doença que afeta o fígado e é altamente contagiosa, se não for devidamente tratada pode levar à complicações que podem levar à