Trabalho
A referida unidade curricular permitirá ao aluno entender as relações metabólicas, os processamentos celulares, a integração e a regulação dos processos bioquímicos das células que ocorrem nos seres vivos e que permitem a manutenção da vida e da reprodução da espécie a partir da compreensão da estrutura e das propriedades das biomoléculas, a estrutura e a função das organelas celulares e os processos de transformação e de fluxo de energia; visa, também, à compreensão da função dos diferentes genes, controlando a função celular e determinando quais metabolismos, enzimas ou estruturas serão utilizados pelas células. O conhecimento assimilado será imprescindível não só para a disciplina de Fisiologia, mas também para a aplicação dos conhecimentos técnicos na prática profissional.
Aminoácidos:
AMINOÁCIDOS
Aminoácidos não-essenciais são aqueles sintetizados pelos seres vivos.
Aminoácidos essenciais são aqueles que não são sintetizados pelos seres vivos.
• Ser protonado = receber prótons do meio.
• Ser desprotonado= perder prótons para o meio
• Resistência à variações no pH= tamponamento
• Nosso sangue é um exemplo de solução tampão.
• Nas próximas unidades você vai estudar o metabolismo e vai entender quais são as mudanças ocorridas nos indivíduos diabéticos que explicam a acidose metabólica observada neste quadro.
• Em aulas mais à frente entenderemos de que forma as mudanças de pH podem afetar o bom funcionamento das enzimas!
A equação de Handerson e Hasselbach indica que o valor do pKa de um ácido, obtido a partir da constante de equilíbrio da sua reação de ionização, será numericamente equivalente ao pH da solução quando as concentrações do ácido e de sua base conjugada são iguais. Isso pode ser facilmente deduzido, já que quando [A-]=[HA], a relação [A-]/[HÁ] será igual a 1, e sendo o logaritmo de 1 igual a zero, teremos pH=pKa.
Em síntese: Quando o valor do pH de uma solução que contém um ácido é