Trabalho
Dislexia tem base neurológica, e que existe uma incidência expressiva de fator genético em suas causas, transmitido por um gene de uma pequena ramificação do cromossomo # 6 que, por ser dominante.
Torna Dislexia altamente hereditária, o que justifica que se repita nas mesmas famílias; que o disléxico tem mais desenvolvida área específica de seu hemisfério cerebral lateral-direito do que leitores normais.
Condição que, segundo estudiosos, justificaria seus "dons" como expressão significativa desse potencial, que está relacionado à sensibilidade, artes, atletismo, mecânica, visualização em 3 dimensões, criatividade na solução de problemas e habilidades intuitivas;
O filme se passa na Índia, de uma criança de nove anos de idade que não escrevia, nem lia bem, era meio desligado das coisas e o seu comportamento provocava reclamações aos pais. Até que um dia, ele mata a aula de matemática porque não tinha feito o dever de casa, e pediu que seu irmão escrevesse um atestado falso para mostrar a professora no dia seguinte.
Tudo correu bem, mas pouco depois de seu pai chegar de viagem, ele lia seus jornais quando encontrou, no meio dos papeis o atestado. Esta foi a gota d’água, seus pais foram a escola e descobriram tudo. Como seu pai vivia dizendo que ia colocá-lo em um colégio interno, foi o que ele fez. No início chorou muito, por que por mais que ele tentasse ler e escrever, não conseguia, e por isso, frequentemente ficava de castigo. Vivia muito triste e sozinho, nem pintava mais, o que ele adorava fazer.
Um professor substituto que animou a turma toda, mas nada animava. Quando o professor se aproximou dele e viu o seu olhar, ele preocupou-se, e procurou saber qual era o problema dele, seu colega contou que ele não conseguia aprender e também queria voltar para casa.
Então o professor foi mais a fundo observar os cadernos de e