Trabalho
2.Explique esta afirmação: O homem, diferentemente do animal, é capaz de produzir interdições.
Tendo a humanidade sistemas de socialidade muito mais complexos que os animais ditos irracionais (o que chamamos de "cultura"), produzimos ao longo da História formas de dominação dos modos de ser alheios. Inventamos, assim, interdições baseadas em supostas "verdades" jurídicas, morais, religiosas, governamentais, psicológicas, que proíbem, condenam, tiram a visibilidade ou desqualificam práticas de existência consideradas "perigosas" ao bem-comum social que variam de sociedade para sociedade e de tempos em tempo
3. Em que consiste o caráter histórico-social da moral? E o caráter pessoal?
Caráter histórico social da moral
A fim de garantir a sobrevivência, o ser humano age sobre a natureza transformando-a em cultura. Para que a ação coletiva seja possível, são estabelecidas regras que organizam as relações entre os indivíduos.
É de tal importância a existência do mundo moral que se torna impossível imaginar um povo sem qualquer conjunto de regras. Uma das características humanas
4. Ao explicar a superação dos dois polos contraditórios da moral (o social e o pessoal), analise a citação de Pascal que consta da epígrafe do capítulo: "A verdadeira moral zomba da moral" .5. Por que, mesmo considerando a tolerância um valor máximo da convivência humana, não aceitamos a moral de grupos como a Máfia, aKlu-Klux-KIan ou grupos neonazistas?
6. O que determina que um ato seja considerado moral ou imoral?
7. O que um ato amoral? E o não-moral?
8. Todo ato moral deve ser julgado em função dos motivos, fins, meios, resultados. Explique como esses aspectos se inter-relacionam.
9. Explique: "Não há moral do desejo;