Trabalho
Lista de Exercícios 1 Prof.Me. Rafael Viegas 1. A posição de um luminária pode ser acertada com o auxílio de um contrapeso, conforme o esquema. Para a situação representada, o contrapeso é de 10 N. Qual o peso da luminária? 2. Um bloco de peso P = 80 N é sustentado por fios, como indica a figura. (a) Qual é a intensidade da tração no fio AB? Qual é a intensidade da tração no fio horizontal BC?
3. Um bloco A de 10 Kg encontra-se em repouso sobre um plano horizontal liso (sem atrito), conforme a figura ao lado. Considerando as polias e os fios ideais e sabendo que a massa do bloco C que equilibra o sistema é de 2 kg, calcule a massa do bloco B. 4. O sistema esquematizado na figura encontra-se em equilíbrio. Os fios e a polia são ideais. O peso B é de 120 N. Sabe-se que sen θ=0,60 e cos θ=0,80. Determine o peso de A e a tração no fio CD. 5. Em cada caso seguinte, considerando condições de equilíbrio estático, determine as trações nos fios AC e BC. (a) (b) (c)
6. A esfera representada na figura tem peso P=80 N e encontra-se em equilíbrio, pendurada a uma parede através de uma, que faz um ângulo de 37° com a vertical. Determine: a) a intensidade da força de tração no fio. b) a intensidade da força que a parede exerce na esfera. Não há atrito entre a esfera e a parede. 7. A esfera de peso P=80 N está apoiada em dois planos inclinados conforme a figura. Despreze os atritos. Determine a intensidade da força normal que cada plano exerce na esfera.
8. Duas esferas idênticas, uniformes e sem atrito, cada uma com massa m=10 kg, repousam em um recipiente retangular como mostrado na figura. Uma linha conectando seus centros está a 45° da horizontal. Encontre os módulos das forças sobre as esferas exercidas (a) pelo fundo do recipiente (b) pela parede lateral esquerda do recipiente (c) pela parede lateral direita do recipiente (d) por uma das esfera sobre a outra.
9. Um corpo de 200 N encontra-se em equilíbrio sobre um plano