Trabalho
O ar é uma fonte muito melhor de oxigênio do que a água, a respiração na água implica não na necessidade de processar muito mais água, mas também o fato de que a água pesa muito mais que o ar. Um peixe gasta de 20% de sua energia no movimento muscular associado com a respiração, enquanto o animal que respira ar gasta apenas de 1 a 2% nessa atividade. Todos os vertebrados superiores, aves e mamíferos, respiram ar, mesmo quando vivem na água.
Ar sob pressão
Ao nível do mar, o ar exerce sobre nossa pele uma pressão da ordem de 1 Kg/cm². A pressão atmosférica costuma ser medida em termos de altura de mercúrio, apenas porque o mercúrio é relativamente pesado, de modo que a coluna não se torna longa demais, e porque o ar não se dissolve no mercúrio, essa medição é feita por meio de um barômetro de mercúrio.
Estamos tão acostumados à pressão que o ar exerce sobre nós, que não temos consciência da sua presença ou dos seus efeitos. Um exemplo das consequências da pressão atmosférica elevada são os mergulhadores em profundidade, uma vez que eles ainda não tinham conhecimento dos efeitos da pressão atmosférica e praticavam mergulho em altas profundidades, e voltavam do fundo com muita rapidez apresentavam perturbações, sempre dolorosas e, às vezes, mortais..
Evolução da brânquia
A brânquia do vertebrado deve ter surgido primordialmente como aparelho de alimentação. Os vertebrados primitivos respiravam principalmente pela pele. Com o tempo, numerosas pressões de seleção, principalmente as