Trabalho
DNA – Ácido desoxirribonucleico. Constituído por ácido fosfórico, pentose (desoxirribose) e bases azotadas (timina, citosina, adenina, guanina). Encontra-se no núcleo enrolado em proteínas (histonas) formando os cromossomas. O DNA tem a capacidade de se replicar. Cada nova cadeia formada é uma réplica de uma das cadeias originais, sendo cada uma nova cadeia igual à molécula original. A replicação semiconservativa do DNA processa-se segundo a regra da complementaridade de bases (adenina liga-se à timina e guanina liga-se à citosina).
RNA – Molécula simples constituída por ácido fosfórico, pentose (ribose) e bases azotadas (adenina, uracilo, citosina, guanina). Existe RNA mensageiro, RNA transferência e RNA ribossomal.
Cromossoma – Molécula de DNA enrolada em histonas (proteínas) que ocupa um espaço muito reduzido no núcleo.
Cromatina – Complexo formado por DNA e proteínas que constitui os cromossomas das células eucarióticas.
Genoma – Conjunto de genes que constitui a informação genética de um indivíduo.
Localização dos genes: * Núcleo * Mitocôndrias Possuem cromossomas circulares * Plastídeos SÍNTESE PROTEÍCA
A informação para a ordenação dos aminoácidos na constituição de uma proteína está contida nos genes. Mas o DNA encontra-se no núcleo e a síntese de proteínas ocorre nos ribossomas, no citoplasma. A síntese proteica contém três etapas: 1. Transcrição 2. Processamento 3. Tradução
1. Transcrição
Consiste na síntese de uma molécula de RNA a partir de uma cadeia de DNA, que contém a informação para a síntese da proteína, por complementaridade de bases. A transcrição realiza-se no núcleo. A RNA-polimerase fixa-se sobre a sequência de DNA que vai ser transcrita e desliza ao longo dela, provocando a abertura da cadeia de DNA e iniciando-se a formação da cadeia de RNA pré-mensageiro.
2. Processamento
Na transcrição são passadas informações para o RNA