Trabalho
Componentes do Grupo: Fabrício (Conceito) José Luiz (Origem) Rafaela (Tipos de vagões e Cargas Típicas) Adriana (logística) Greice (Fretes e Conhecimentos de Transporte)
Marco (Empresas e Histórico da ALL) Tiago (Vantagens e Desvantagens) Mario (PAC – Programa de aceleração do Crescimento)
Conceito
O que é Modal Ferroviário ? O Modal Ferroviário é nada mais do que um meio de transporte utilizado para transportar pessoas ou cargas, o veiculo responsável é o trem composto por vagões puxados por locomotivas sobre trilhos que percorre por ferrovias construídas pelo próprio homem. O Transporte Ferroviário tem trajetos devidamente delineados, ou seja, sem flexibilidade quanto ao percurso, portanto, presos a caminhos únicos. Isto pode provocar atrasos na entrega das mercadorias em caso de obstrução da ferrovia. Ele pode ser realizado nacionalmente (dentro de um pais) ou internacionalmente (abrangendo dois ou mais países).
Bitola
Um dos problemas enfrentados por este modal diz respeito às bitolas das linhas férreas (distância que separa os trilhos de uma via férrea), que não são padronizadas entre os países. Cada um adotou uma bitola específica, o que limita muito a sua utilização internacional.
O modal na Matriz do Transportes.
O modal ferroviário caracteriza-se, especialmente, por sua capacidade de transportar grandes volumes, com elevada eficiência energética, principalmente em casos de deslocamentos a médias e grandes distâncias. Apresenta, ainda, maior segurança, em relação ao modal rodoviário, com menor índice de acidentes e menor incidência de furtos e roubos. O setor ferroviário participou na matriz de transporte de carga do Brasil, com o percentual de 20,86%, em 2000, considerando o total da carga transportada no país.
Origem (Histórico)
Invenção da Locomotiva. Incentivo do Governo Imperial. Primeira Ferrovia no Brasil
Tipos de vagões e Produtos.
Vagão Fechado com escotilha Fechado convencional Gaiola com estrados