Trabalho
O processo de formação continuada dos docentes que atuam nas escolas públicas Estaduais do Rio Grande do Sul, na cidade de são Borja teve como principal assunto a ética como norteadora. A ética como ponto principal é presente nas falas dos professores, para ser ético é obrigatoriamente e dever para com outro.
Isso faz que usem a ética como necessidades dos sujeitos atuantes no espaço escolar. O dialogo deve ser constante, para resolver os problemas educativos.
Para ser ético é necessário estar aberto ao diálogo, mas para isso é preciso acreditar que ele é uma ferramenta para a formação de cidadãos: conscientes, críticos e responsáveis. O ser ético deve respeitar a liberdade do outro, ter conhecimentos dos direitos e deveres de cada cidadão.
Não é tarefa fácil l torna-se um ser critico, pois temos que lhe da com outros pensamentos, outras realidades. Participar e comprometer-se com a prática de valores que estimulem os princípios educativos no âmbito escolar muito mais do que uma compreensão da realidade.
Exige clareza e consciência da verdadeira função que cada ator tem em estruturar as suas ações e seus diálogos vislumbrando uma convivência harmoniosa.
Esses atuantes têm direitos e deveres na função que na qual atuam. Existem alguns pressupostos que estão vinculados a ética, como a justiça, a solidariedade e o respeito multo diálogo. Estes temas são diferentes e podem ser usados em outras disciplinas que de maneira transversal permite desmistificar a questão ética como sendo restrita a área de filosofia. A escola pode oportunizar situação onde a criticidade do educando seja exercida através da distinção entre um ato justo e um injusto, isso faz com que o educando possa refletir sobre a diferença e partindo de suas vivencias criar