Trabalho
Zenão ficou famoso por ser o primeiro grande criador dos paradoxos e da milenar filosofia de boteco.
Foi Zenão o primeiro a afirmar que era impossível viajar ao passado, pois caso um emo cometesse a viadagem de assassinar os pais antes de ter nascido, este sumiria, mas sumindo não teria como ter matado os pais e assim ressurge, mas ressurgindo ele mata os pais e some, mas ressurge, some novamente e ressurge e assim infinitamente.
Há também a teoria da dicotomia que dizia que era impossível correr 100 metros, pois antes o corredor teria que chegar a 50 metros, depois 75 metros, depois 90 metros, depois 99 metros, depois 99,99 metros, depois 99,99954564365534 metros, depois 99,9999334234243 metros e assim infinitamente, nunca chegando a 100 metros pois teria que passar por infinitos pontos.
Foi com essa pegadinha argumentativa que Zenão perdeu uma aposta de bar valendo o toba, quando afirmou que Aquiles jamais ultrapassaria umatartaruga numa corrida de 100 metros com a tartaruga com 80 metros de vantagem, pois quando Aquiles se deslocasse 80 metros, a tartaruga teria se deslocado 0,8 metros, e quando Aquiles se deslocasse estes 0,8 metros, a tartaruga teria se deslocado 0,008 metros, e quando Aquiles se deslocasse 0,008 metros, a tartaruga teria se deslocado 0,00008 metros e assim infinitamente, e Aquiles jamais a alcançaria. acontece que quando foram fazer a experiência, Aquiles não apenas ultrapassou a tartaruga mas tropeçou nela tão fortemente (a força de Aquiles era proverbial, veja-se a Ilíada, depois da morte de Pátroclo, claro)que a coitadinha morreu. Aquiles então levou-a para casa e ordenou Criseida a fazer uma sopa (ainda não havia a associação deproteção aos animais naquela época. O vencedor da aposta, por sinal, havia sido Parmênides, o que segundo as más línguas (leia-se Diógenes Laércio)teria sido a origem da paixão fulminante que Zenão nutriu a vida