Trabalho
NOME: ______________________________________NÚMERO:_____ 1ª SÉRIE - DATA ENTREGA____________
PROFESSOR (A): Carlos Alberto-(James)
A Filosofia e sua vivência
Mais que qualquer outra disciplina precisa ser vivida. Vivência: significa o que estamos verdadeiramente sentindo. Ex.: de Estudar e Observar. Para vivê-la é indispensável entrar nela como se entra numa selva, para explorá-la. Mas, viver a realidade filosófica, é algo que só poderemos fazer em certos números de questões e certos pontos de vista.
(Fonte: http://caritatis.com.br/2009/08/28/fundamentos-de-filosofia/)
1- Como o texto acima explica quem é o filósofo? 2- Com base nas explicações e leituras feitas por nós em sala de aula podemos identificar uma crítica feita pelo texto à filosofia. Qual é essa crítica? E por qual razão podemos discordar dela?
Leia o texto a seguir
Quando se fala que uma pessoa possui uma ‘filosofia de trabalho “ou que está ‘fazendo filosofia’, dá-se a impressão que a palavra filosofia está ligada a uma concepção, portanto, com um saber, de como a vida deve ser guiada diante de uma percepção e indispensável para aquele momento”.
Filosofia é uma palavra de origem grega (philos = amigo; Sophia = sabedoria) e que saiu do mundo oriental para o ocidental. Mas o que é, afinal, filosofia?
Se perguntarmos a vários físicos o que seria física, provavelmente todos responderiam de maneira semelhante, ao contrário, a filosofia seria interpretada de várias maneiras diferentes. Já a própria questão seria respondida de ‘maneira filosófica’ – e talvez uma de suas características é o fato de que as respostas da filosofia, ou tentativas, jamais esgotem a questão, a convidar outras respostas e abordagens possíveis.
O homem se percebe no mundo de diversas maneiras, dependendo das circunstâncias e necessidades, bem como o tipo de cultura em que ele está inserido. Em geral, o homem percebe a realidade em suas abordagens religiosa,