Trabalho
André Alves Rutter Salles
Resumo
Este artigo aborda um resumo sobre o artigo "Uma solução com Arduino para controlar e monitorar processos industriais" feito pelos professores e engenheiros Evandro Luís Brandão Gomes e Luís Antônio Tavares que trata da plataforma Arduino no desenvolvimento de uma solução para controle de sistemas industriais por meio da implementação de um servidor web no microcontrolador. Arduino trata-se de uma plataforma de prototipagem aberta baseada em hardware e softwares flexíveis e de fácil utilização.
Palavras-chave: Arduino. Sistemas industriais. Microcontrolador. Plataforma de prototipagem.
Introdução
Arduino é uma ferramenta para criar computadores que podem sentir e controlar mais o mundo que seu PC. Ele é uma plataforma física de computação de código aberto baseado numa simples placa microcontroladora, e um ambiente de desenvolvimento para escrever o código para a placa.O Arduino pode ser usado para desenvolver objetos interativos, admitindo entradas de uma séria de sensores ou chaves, e controlando uma variedade de luzes, motores ou outras saídas físicas. Projetos do Arduino podem ser independentes, ou podem se comunicar com software rodando em seu computador. Os circuitos podem ser montados à mão ou comprados pré-montados; o software de programação de código-livre pode ser baixado de graça.
O objetivo principal do artigo feito pelos professores era propor uma solução web flexível e de baixo custo para gerenciar processos industriais controlados através do hardware. E como objetivo secundário demonstrar as vantagens do uso do Arduino.
Desenvolvimento
O Arduino não é exatamente um computador, sua classificação é a de um microcontrolador. As diferenças mais visíveis entre estes e os computadores de uso geral são que os microcontroladores geralmente abrem mão dos recursos de controle de interface amigável, e de armazenamento de massa, e se concentram