Trabalho
Nome: Andréia Alves Da Silva
Série: 3ªA
PESQUISA DE PORTUGUÊS
São Paulo, SP 2015
Vanguarda
As vanguardas Europeias foram manifestações arstistico literárias surgidas na Europa nas duas primeiras décadas do século xx, e vieram provocar uma ruptura da arte moderna com a tradição cultural do século anterior. As vanguardas Européias passaram pela literatura Brasileira deixando sua contribuição especialmente ao somarem com a semana da arte moderna e o movimento modernista. As cinco correntes que mais influenciaram o fazer literário no Brasil foram: expressionismo, cubismo, futurismo, dadaísmo e surrealismo.
Futurismo
Surgiu através do manifesto futurista, criado pelo italiano Tommasco Marinetti em 1909. Suas proposições eram negar o passado o academicismo e trazer e trazer o interesse ideológico, a pesquisa, e experimentação, a técnica e técnica e a tecnologia para a arte.
Dadaísmo
Surgiu em 1916 em plena primeira Guerra Mundial a partir do encontro de alguns artistas refugiados que buscavam produzir algo que chocasse a burguesia. Na literatura se caracteriza pela agressividade verbal, pela desordem nas palavras, a incoerência, a quebra da lógica e do racionalismo. E pelo abandono das regras formais do fazer poético.
Cubismo
Seu propósito era decompor, fragmentar as formas geométricas. Na literatura caracteriza-se pela representação de uma realidade fragmentada que é retratada por palavras dispostas simultaneamente com o objetivo de formar uma imagem. Os principais artistas que representaram esta vanguarda foram: Pablo Picasso, Fernand Léger, André De Lothe, Juan Gris e Georges Braque.
Surrealismo
Esta vanguarda surgiu após a primeira Guerra, na França. Segundo esta vanguarda a arte deve surgir do incosciente sem que haja interferências da razão. Trabalha frequentemente com elementos como a fantasia o devaneio e a loucura.
Tradição
Tradição é o conjunto de bens culturais que se transmite de geração em geração no