Trabalho
O Surgimento da Sociologia e o Contexto Histórico
Alunos: Lucilene Silveira De Avila
Matéria: Sociologia
Professora: Ivanir
Campos Novos
2012
Introdução
A Sociologia é uma das manifestações do pensamento moderno.
É a ciência da sociedade.
O estudo dos fenômenos sociais pelo método da análise sociológica.
Nem todo acontecimento dentro de uma sociedade é de natureza social.
Portanto, a sociologia não toma por objeto de observação, o indivíduo. Ela é uma ciência do social. Só se interessa pelo indivíduo, na medida em que este afeta aos demais, constituindo-se um fato social.
A sociedade não é analisada somente pela sociologia. Outras disciplinas também olham para a realidade social: história, antropologia, educação, etc.
A análise sociológica se relaciona com o processo de formação do saber humano desde Platão até Comte (o pai da sociologia), no entanto outros fatores influenciaram a sua criação: Acontecimentos políticos, econômicos, religiosos e artísticos, principalmente no século XVIII.
A sociologia como disciplina científica surgiu no início do século XIX, como uma resposta acadêmica para o novo desafio da modernidade: o mundo estava se tornando cada vez menor e mais integrado, a consciência das pessoas sobre o mundo estava aumentando e dispersando. Os sociólogos não só esperavam entender o que mantinha os grupos sociais unidos, mas desenvolver um “antídoto” para a desintegração social. O termo foi cunhado por Auguste Comte, da palavra latim socius (associação) e o grego Logus (estudo). Ele pretendia juntar todos os estudos sobre a humanidade, incluindo história, economia e psicologia. Sociologia pode ser entendida como a manifestação do pensamento moderno. Seu surgimento ocorre num contexto histórico, a desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. Foi a partir de dois marcos historicamente importantes que a sociologia se consolidou. Uma delas foi a revolução industrial com a implantação