Trabalho
BACHARELADO EM ENFERMAGEM MÓDULO III
DISCENTES: JULIANA MARIA, JULUANY LARISSA, MARIA ADRIANA, MAYANE MELO E PRISCILA FARIAS.
ASPIRAÇÃO, PNEUMÔNIA E CÂNCER DE PULMÃO.
PESQUEIRA-PE
AGOSTO DE 2015
Aspiração Pulmonar
Aspiração Pulmonar é definida pela entrada de conteúdo gástrico ou outras substancias no trato respiratório, podendo causar obstrução de vias aéreas ou inflamação dos pulmões.A epiglote é uma cartilagem que funciona como uma espécie de válvula da laringe, controlando a entrada de ar e alimentos. Durante a deglutição, a laringe se eleva, enquanto que a epiglote se abaixa, fechando a entrada da laringe e permitindo a passagem do alimento para o esôfago. Durante a respiração, a epiglote se eleva, mantendo a laringe aberta e permitindo a passagem do ar. Engolir ou deglutir corretamente, evita que partículas sólidas ou líquidas, ultrapassem a glote e cheguem aos pulmões, idosos com doenças como AVC (Acidente Vascular Cerebral), Doença de Alzheimer, Mal de Parkinson, entre outras, frequentemente evoluem com sintomas de alterações na deglutição.
Sintomas
Um dos principais sintomas e mais comum apresentados pelo paciente é a sensação de engasgo, sufocação, tosse, dor local, dispneia, cianose, podendo evoluir para uma parada respiratória dependendo do nível de obstrução.Outro sintoma é a Pneumonia aspirativa (broncoaspiração), que consiste em uma forma de defesa do pulmão contra a chegada de corpo estranho, no aparelho respiratório.
Causas
Vários fatores são relevantes para aspiração pulmonar dentre ele s os mais comuns são:
Causa tóxica: Qualquer agente que cause perda dos reflexos de proteção de vias aéreas, particularmente aqueles que resultam em depressão do sistema nervoso central ou convulsões.
Causas não tóxicas:
Anestesia (geral ou local faringeana)
Acidente cerebrovascular
Refluxo gastro-esofágico
Alimentação por sonda nasogástrica
Doenças neuromusculares
Convulsões ou estado