AVA tica e Rela es Humanas no Trabalho
A responsabilidade social corporativa, tem sido muito exigida nas organizações e a ética teve muitas variações, como responsabilidade legal ou obrigação social é o comportamento socialmente responsável em que se refere a ética, e para outros ainda, não passa de contribuições de caridade que a empresa deve fazer. As empresas se conscientizaram de que é preciso haver um compromisso com a sociedade.
Esse compromisso não muda o fato de que a finalidade da empresa é o lucro. Pelo contrário, associa a lucratividade com os objetivos sociais e sem sinergia resulta da consciência ética e a ética pressupõe quatro elementos: Liberdade; Dignidade/Responsabilidade; Igualdade de Oportunidades; e Direitos Humanos. Para este autor, ser competente é ser ético, já que não vale a pena para nenhuma empresa ter profissionais competentes e éticos, se a organização conseguir fazer com que seus colaboradores sigam esses quatros valores éticos.
A ética e a responsabilidade social caminham de braços dados, nesta orbita da moderna administração, sendo impossível dizer ao contrario, posto que é a partir da moral e dos valores éticos daqueles que conduzem uma empresa, que parte a prática da responsabilidade social corporativa. Ações sociais realizadas por empresas vêm tendo crescente cobertura pela mídia, e estas atitudes determinarão como os clientes a verão, aumentando assim sua credibilidade junto à sociedade.
Não é suficiente um produto final ou serviços de boa qualidade de uma empresa, para o público externo, os clientes, é fundamental que a empresa seja boa mas o conjunto de seres humanos integrados por sentimentos éticos, com um fim comum.
Referências Bibliográficas
Francisco Gomes de Matos, no capítulo 2 do PLT (MATOS, FRANCISCO GOMES. Ética na Gestão Empresarial da Conscientização à Ação. 1ª ed. São Paulo: SARAIVA, 2008)
PALHANO, André. Norma define responsabilidade Social. In: Folha de S. Paulo. 14 dez. 2010.