Trabalho
É o rodízio simples, acrescido de uma repetição dos confrontos com a inversão do mando de jogo no returno, popularmente conhecido como “turno e returno”.
Todos concorrentes competem entre si duas vezes. (uma vez recebendo o adversário e outra vez visitando este mesmo adversário).
O concorrente que se encontra à esquerda da tabela tem o mando de jogo; a outra é o visitante.
A rotação termina quando todos os concorrentes tiverem jogado entre si. Depois apenas invertemos a ordem dos mandantes dos Jogos. (EXEMPLO: campeonato brasileiro que é usado os pontos corridos. Onde temos as 32 equipes jogam entre si, primeiro em casa e depois fora.. sendo vitoria 3 pontos, empate 1 ponto e derrota 0 pontos)
Vantagens:
Sistema bastante justo, pois permite o confronto entre todos os concorrentes, fazendo da classificação final uma expressão bem realista do nível dos concorrentes.
Possibilita a organização de parciais e recordes, para controle técnico.
Fácil compreensão por parte dos concorrentes.
Desvantagens:
Aumento do número de jogos, necessidade de mais tempo, mais infraestrutura, provavelmente mais recursos financeiros. Requer bom conhecimento na confecção e preenchimento das tabelas e quadros de resumo técnico.
Pode revelar o campeão com algumas rodadas de antecedência.
Conclusão: O sistema de Disputa Rodízio Duplo é o mais justos dos sistemas, pois permite o confronto de todos os concorrentes duas vezes entre si, inibindo o fator “casa”, por exemplo.
Porém, é preciso tempo e recursos para que este tipo de sistema seja utilizado.
Rodízios em séries:
Processo usado nos grandes campeonatos, principalmente em se tratando de desportos coletivos, Exemplo: COPA DO MUNDO, JOGOS OLIMPICOS.
Neste processo, os concorrentes são distribuídos em grupos, dentro dos quais se disputa uma serie classicatoria pelo processo de rodízio simples, onde sairão os dois primeiros classificados. Normalmente, colocam-se os melhores concorrentes na condição de cabeças de