Trabalho
Alunas: Adriely de Paula, Isabela Stella e Leticia Gritten
Nº: 01, 15 e 19 - 2º ano C
Mata de Cocais
A mata dos cocais é uma floresta de transição. Encontramos esta formação florestal, principalmente no norte dos estados do Maranhão e Piauí. É composta de florestas tropicais e amazonenses secundarias, a vegetação da Mata dos Cocais apresenta várias características, dentre as quais podemos citar as seguintes: Apresenta uma biodiversidade de espécies de palmeiras, dentre as quais o açaí; As vegetações típicas da Mata dos Cocais são: babaçu (em maior quantidade), carnaúba, oiticica e buriti. No extrato mais baixo da mata, encontramos diversas espécies de arbustos e vegetações de pequeno porte. As folhas de palmáceas caracterizam-se por serem grandes e finas.
As espécies de animais típicas da Mata dos Cocais são macacos, aves, insetos, ariranha, boto, acará-bandeira, etc. O relevo da área da Mata dos Cocais é diversificado, apresentando formas com a planície, as depressões, o planalto, estrutura rochosa formada por rochas cristalinas (que são formadas por cristais) e sedimentares.
Localização:
A mata dos cocais é uma formação vegetal típica da área de transição entre a região norte e nordeste brasileira e que ocupa uma faixa que se estende pelos Estados do Maranhão e Piauí, mas também podem ser encontradas formações típicas da mata de cocais em outros estados como Tocantins, Ceará e Bahia. Localizada bem no meio de dois importantes biomas brasileiros, a mata de cocais, faz a transição entre a caatinga, típica do nordeste, a floresta amazônica, típica da região norte, e o cerrado, mais ao sul.
.
OBS: Localizada entre a Amazônia e a caatinga, esta mata tem rápido crescimento e por isso tem também sobrevivido ao desmatamento que vem sofrendo devido a importância econômica que o babaçu e a carnaúba possuem e a ampliação das áreas de pastos. Da carnaúba se extrai a cera e do babaçu o